quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A Castração de Bovinos

A emasculação ou castração é a intervenção cirúrgica destinada a neutralizar o sexo. É sabido por todo o criador que pratica essa operação que ela ocasiona grandes modificações nos animais. A castração dos animais deve ser realizada em ocasião própria e é indicada em determinados casos.
Os animais zootecnicamente inferiores não devem ser utilizados como reprodutores e devem ser castrados, a fim de facilitar a lida, permitir a engorda e evitar brigas de tourinhos. A emasculação favorece também o aumento e a melhora da carne dos animais de açougue.
A pinça para castrar que Burdizzo imaginou e construiu é uma torquez de quatro partes (duas mandíbulas e dois braços) ligadas entre si dão maior potência de constrição. Nestas condições podemos esmagar o cordão testicular através de dois planos cutâneos que praticamente permanecem ilesos. Este processo é contra-indicado para touros velhos, onde o esmagamento das artérias é frequentemente imperfeito.
Para operar, contém-se o bovino de todas as suas possíveis reacções, puxa-se suavemente o testículo para o fundo da bolsa, coloca-se e fecha-se a pinça num ponto médio do cordão testicular. Nesse momento sente-se o ranger do cordão que se esmaga e mantém-se a pinça fechada de meio a um minuto.
Já está!