terça-feira, 24 de março de 2009

Práticas Educativas

Momentos de partilha

Entre os meios educativos usados e experimentados na nossa Escolinha, encontra-se o ambidestrismo. Devemos dizer que, embora o aluno não tenha, por relutância para trabalhar com ambas as mãos, algumas dificuldades temos encontrado porque os milhares de anos de educação destra pesam, sem dúvida, sobre nós, e ainda, presentemente, a família, preocupada com o terrível preconceito, repele constantemente a tendência que a criança geralmente revela para o ambidestrismo desde as suas primeiras manifestações de vida.
Quando iniciámos na nossa Escola esta importante e vantajosa inovação, limitámo-la ao ensino da escrita. Mais tarde, porém, convencidos de que o exercício com ambas as mãos seria para a educação de capital alcance, pois que visaria não só o desenvolvimento integral e harmónico do indivíduo como estenderia a sua esfera de acção à comodidade da vida, generalizámo-la ao desenho, obtendo igualmente bons resultados.
O ambidestrismo é há muito usado na Bélgica e na América e tende a impor-se.

4 comentários:

Anónimo disse...

A sua Escola deve ser a do Chapito, da Palhaça Tété. Lá é que fazem malabarismo. Precisam das duas mãos...não sei se percebe!

Anónimo disse...

Caro Anon quantas mãozinhas lhe deu Deus?

Anónimo disse...

As suficientes para te partir os cornos...meu grande Palhaço!

Anónimo disse...

Caro Anónimo modere-se. Está a comentar posts de um blog de qualidade. isto é só rir!