Sob este nome genérico agrupam-se todas as crianças que, seja no ponto de vista físico, seja no ponto de vista intelectual ou moral, não se acham em condições normais para receber o ensino comum: os cegos, os surdos-mudos, os idiotas, os cretinos, os imbecis, os epilépticos, os histéricos, etc; os atrasados (debilidade mental); os instáveis (incoerência de carácter).
Existem estabelecimentos especiais para a educação dos anormais, sensoriais e médicos. Há alguns anos a esta parte a França preocupa-se em abrir estabelecimentos de ensino para os atrasados e instáveis. São sobretudo estas crianças que, desmoralizadoras e perigosas para os seus companheiros, enchem as aulas, impedem o progresso, esgotam e desanimam os professores.
Na prática são consideradas atrasadas todas as crianças com menos de nove anos que apresentam um atraso geral de instrução de dois anos e todas as crianças acima de nove anos com um atraso de três anos nos seus estudos, salvo atraso devido a causas estranhas ao indivíduo, como, por exemplo, más condições económicas da família.
Para o Dr. Raul Dupuy os atrasados são muitas vezes doentes da nutrição e da circulação. São, ou intoxicados pelos resíduos da alimentação que não eliminam, ou desmoralizados, no sentido que não incorporam os materiais que absorvem. A sua pressão arterial é baixa, a respiração defeituosa, o sangue pobre. Estas imperfeições dão como resultado um desequilíbrio de todas as funções do indivíduo. Um tratamento apropriado pode curar estes estados mórbidos.
É neste sentido que a lei francesa de 15 de Abril, criou para a educação dos atrasados classes de aperfeiçoamento anexas às escolas elementares pública; e escolas autónomas de aperfeiçoamento que compreendem semi-internato e internato.
O fim do ensino dos atrasados é utilitário e educativo. Emprega-se o ensino individualizado, em aulas pouco numerosas. Em Paris há dez classes anexas a diversas escolas. Há-as também nas seguintes cidades: Poitiers, Touts, Bordéus, Montpellier, Lyon, Reims, Ruão, etc.
28 comentários:
Excelentes medidas. De resto, a anormalidade é perfeitamente normal.
Nesta lusa pátria, para sermos modernos, colocamos tudo no mesmo saco, no mesmo sítio, a (pretensamente)fazer a mesma coisa. É este o entendimento de escola inclusiva.
Escolas industriais fecharam porque era uma segregação fascista; cerci's deixam de receber crianças com limitações específicas porque é segregação.
Nos dias de hoje importa parecer e não ser: importa referir que há inclusão, que estão na escola, que somos modernos e avançados.
As crianças com estas limitações sofrem horrores na escola dita regular porque esta não tem respostas à sua medida, à medida das suas necessidades.
O Renascimento pretendeu abrir-nos às ideias novas da Europa; com o 25 de Abril, séculos após, queríamos abrir-nos à Europa.
Agora é eventualmente o TGV que nos leva para a Europa?
P.S. Como somos titulares temos o direito a bilhete só de ida!
Sem comentários!
Pergunto-me quem são as aberrações que têm a ousadia, a falta de vergonha para escrevem isto! É verdadeiramente indigno.
À própria liberdade de expressão alia-se a noção de civismo e responsabilidade.
Confesso que não entendo o objectivo deste post. E, se com os anteriores me diverti á brava, pela sua fina ironia neste tenho dúvidas.
Poderá V. Ex.cia reverendíssima titular esclarecer?
Bom... Vejamos... Este texto é a transcrição integral de um artigo com o mesmo título publicado, em 1913, na revista Educação. Não alterei uma vírgula, apenas suprimi a origem e a data da lei francesa que é de 1909.
Acontece que aquilo que no princípio do Século XX estava claririficado, isto é que o ensino especial, como lhe chamaríamos agora, tem, forçosamente de existeir e de ser tido na sua especificidade. O ensino para anormais é a expressão da época, alguns conceitos estão errados, a terminologia será politicamente incorrecta, mas a preocupação sobre o problema é genuína...
Confronte-se com o que se está a fazer, hoje em dia, em Portugal...
Só o seu título dá-me vontade de rir. Para além de presunçoso é igualmente plagiador. Não saberá V.Exª que seria interessante referenciar a origem desse texto?
ou será que pouco ou nada lhe ensinaram na Escola ou mesmo na Universidade?
É a sua opinião, a minha é diferente da sua, é uma Opinião Titular... Se eu tivesse revelado a origem do texto ele não geraria, em alguém que tivesse feito a 4ª classe, o menor impacto. Foi por isso que não citei a fonte, sabe, Nós temos o Direito de o fazer, se no Nosso elevado discernimento assim o entendermos.
Passar bem.
Para além de arrogante, você é mesmo parvo e ignorante
O texto aborda a questão de um modo aberrante à luz da actualidade, dos conhecimentos científicos e de uma sociedade que se pretende humanista.
Mas, duma forma séria, devemos reflectir: como estamos a tratar, hoje, em Portugal, as crianças e jovens com problemas?
Anónimo muito obrigado, o facto de pensar assim é o melhor elogio que me poderia dar.
Só por acaso, é anormal?
http://bulimunda.wordpress.com/2009/03/26/o-autismo-portugues/
Atenção, pelo que sei a Bulimunda é Titular. Pois seja bem vinda a esta sua casa...
Adoro anormais com bons corpos
Girona não é nome de Titular. AS titulares são donas, belas, compostas, femininas, sensuais pelo que não são reles nem se expõem assim como se estivessem numa montra.
D. Duarte
Assim aminha digníssima e honrada esposa consorte não pode continuar a escrever neste espaço...
D. Duarte
com sorte a sua, já a dela não foi muita...
D. Duarte? Sem Pio?
Gostei da ideia que o motivo era o sangue ser pobre... Talvez tenha o seu fundamento.
Eu apreciei particularmente a alegação dos resíduos da alimentação. E ainda não havia coincineradoras, transgénicos e conservantes E...macdonalds, aulas de substituição e estatuto do aluno.
Os ovos são um óptimo alimento e, por natureza, não voam... Quando se vê um ovo a voar é prque foi arremessado.
Aos anormais podem se aplicar gemadas de ovos na cabeça...
A verdade é politicamente incorrecta cumó caraças... Por cada anónimo zangado com o humor corrosivamente titular deste blog, eu o recomendarei a um cidadão capaz de lhe captar os delicados matizes!
Meus caros, parece-me pouco sensato admitir, por um só instante que seja, que de facto tenha havido alunos que atiraram ovos à Srª Ministra.
A lógica mais elementar leva-nos a concluir que se tal tivesse acontecido esta ordem ter-se-ia erguido , com toda a sua força, e em defesa da honra a dar a vida pela sua mãe criadora, a mãe de todos os titulares. Tal não aconteceu, como se sabe. Portanto,esse suposto acto vil não passa disso mesmo, uma suposição. E passo a explicar : não se esqueçam que o ano lectivo ainda dava os primeiros passos, e que os alunos não tinham tido ainda tempo de atingir as metas cognitivas, preconizadas pelas reformas do sucesso, e muito particularmente na disciplina de Português. Embora os alunos sejam dum modo geral "munta fixes" o certo é que tem "bué" de dificuldades ao nível do vocabulário; na melhor das intenções, um grupo de digníssimos titulares, ainda sem o enquadramento da nossa ordem, achou por bem, como medida de gratidão para com a Srª Ministra que os pariu ( aos titulares ) sugerir aos seus alunos que a ovacionassem. E foi o que aconteceu. Os putos (com bué de deficiências vocabulares) entenderam mal.E logo vieram a terreiro os maledicentes falar de manipulação. Mentira ! O que houve foi excesso de zelo, por má compreensão da mensagem.
Assim, repondo a verdade dos factos e defendendo os nobres valores da nossa titularidade, deve ser dito, que a NOSSA MÃE TITULAR foi vítima de uma merecida ovação.
Esta última explicação pode ter fundamento... Esperemos pelas conclusões da Investigação que os Ilustres Inspectores da Inspecção Geral da Educação andam a fazer...
Oh! Grão(zinho) titulareco você não presta mesmo.
Deixe-se de blogs parvos. A inteligência é um dom que não se adquire. É genética!
Proponho-lhe que abra um blog de psicologia clínica ou até mesmo de psiquiatria. Você tem um padecimento grave...muito grave.
ai, ai!
A Inveja é um sentimento feio... És anormal?
Agradeço-lhe que mantenha a compostura e decência...Grão Ignorante. Para além de gago verifico que é vulgar
As bestas será um tema a abordar brevemente... Fique atento, pois só terá a ganhar...
Cordialmente, Titular,
Grão-Titular
O sengor Grão Ignorante como lhe chamaram, é lindo! Não se deixe apoquentar com comentários maledicentes. É mesmo muito lindo. Tudo muito florido e bem cheiroso. Quem me dera que os meus filhos fossem seus alunos. Deve ser tudo lindo!
Não ministro aulas a canídeos, pais ou filhos...
Enviar um comentário